Rapazes e mocinhas que visitam diariamente o Guanabara.Info, gostaria de pedir minhas mais profundas desculpas por não ter postado ontem, mas é que a enfermeira não me deixou levantar da cama ontem.
Trago hoje o complemento da história sobre Charles Babbage e vou apresentar hoje a primeira mulher da coluna: Augusta Ada Byron, ou Condessa de Lovelace.
Nascida em 1815 em Londres, Ada era filha de um poeta, e após se casar com um barão em 1835, tornou-se condessa.
Em 1840, Ada conheceu os estudos de Charles Babbage e começou a ajudá-lo em seus estudos, principalmente traduzindo documentos do francês para o inglês.
O contato entre eles aconteceu várias vezes, mas não existe nenhuma prova de que eles tiveram algum caso amoroso, apesar de muita gente do meu tempo falar que isso era verdade!
Mas o que Ada Lovelace fez para merecer estar aqui, na famosa COLUNA DO JUVENAL?
Durante os estudos de Babbage para criar a sua Máquina Analítica, que seria o precursor dos computadores modernos, Ada desenvolveu os primeiros fundamentos de programação e desenvolveu vários programas, o mais famoso conseguia calcular a Seqüência Numérica de Bernoulli. Impressionado com a inteligência de Ada Lovelace, Charles Babbage começou a chamá-la de “Feiticeira dos Números“.
Podemos então afirmar que o primeiro programador da história foi UMA PROGRAMADORA! Mais tarde, em 1974, o Ministério de Defesa dos EUA criou uma linguagem e batizou de ADA, em homenagem a essa inteligentíssima mulher.